Material de mineradora vaza e deixa rio cinza em Sabará (MG)

Moradores denunciam que a água ficou com textura mais espessa desde o início do vazamento.

O vazamento de um material industrial na planta de uma barragem de mineração da mina Cuiabá atingiu o córrego Cuiabá em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (12/03/2022).

Segundo a mineradora AngloGold Ashanti, “o material não é tóxico e é classificado como não perigoso, conforme as normas ambientais”.

Os moradores da região denunciam que a água do córrego ficou com uma tonalidade cinza e mais espessa, com aparência leitosa. O córrego atingido deságua no rio Sabará, que percorre todo o município e deságua no rio das Velhas. Vídeos enviados por moradores da cidade mostram que o rio Sabará já foi impactado pelo vazamento.

De acordo com a AngloGold Ashanti, medidas corretivas foram adotadas para reduzir os efeitos do vazamento. A empresa disse que o problema “não tem relação com a barragem Cuiabá, que, por sua vez, se encontra segura e estável”. A mineradora informou também que os órgãos públicos responsáveis foram avisados e acompanham a situação.

A Prefeitura de Sabará informou que, após ser comunicada da ocorrência pela mineradora, “imediatamente enviou equipe de fiscalização ambiental para notificação da empresa, solicitação de mais esclarecimentos, detalhes quanto à segurança, coleta da água com os rejeitos liberados no leito e demais procedimentos legais que serão comunicados a toda a comunidade no decorrer da apuração dos fatos”.

A reportagem procurou a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para saber se serão adotadas medidas para que o rio das Velhas não seja impactado e aguarda retorno.

Confira a íntegra da nota da AngloGold:

A AngloGold Ashanti informa que, neste sábado (12/3), foi identificado um vazamento de material industrial na planta da mina Cuiabá, em Sabará (MG), que atingiu o córrego Cuiabá. O vazamento foi estancado imediatamente. O material não é tóxico e é classificado como não perigoso, conforme as normas ambientais.

Todas as medidas corretivas possíveis já estão sendo tomadas pela equipe da AngloGold Ashanti, visando à minimização dos efeitos do vazamento.

Reforçamos que a intercorrência não tem relação com a barragem Cuiabá, que, por sua vez, se encontra segura e estável. Os órgãos públicos responsáveis foram comunicados e acompanham nossa atuação no caso.

A empresa está à disposição para tirar dúvidas da comunidade pelo Canal de Relacionamento: 0800 72 71 500.

Via: https://noticias.r7.com/minas-gerais/material-de-mineradora-vaza-e-deixa-rio-cinza-em-sabara-mg-12032022