LENDAS DO BRASIL: A NOIVA DE SABARÁ

Construída na segunda metade do século 18, a Igreja do Carmo está localizada no centro histórico de Sabala, Minas Gerais, e é famosa por atrair admiradores de Alejandro o Antônio Francisco Lisboa. A propósito, a casa em que ele deveria morar ficava a apenas alguns passos de distância.

Na fachada e no interior do templo, estão várias obras de autoria do escultor, destacando-se a talha dos púlpitos. De um lado, Jesus pede água à samaritana, e, do outro, vemos a pregação do Sermão da Montanha.

Como muita gente já sabe, a Igreja do Carmo tem fama de mal-assombrada. Diante dela, há um antigo cemitério. Segundo a tradição oral, uma noiva que iria se casar nesse templo teria morrido no dia do próprio casamento, e, desde então, teria passado a vagar entre as duas construções.

Dizem que ela costuma ser vista às noites, perambulando em busca de um novo pretendente. Sua beleza certamente atrai os transeuntes, mas ao descobrirem sua verdadeira morada (quer dizer, o cemitério), se afastam apavorados.

Esta não seria, entretanto, a única história assombrada ligada à igreja. Na sacristia, onde está a mesa onde trabalhava Aleijadinho e a pintura de um cônego cujo olhar parece acompanhar os visitantes, há relatos da aparição de um touro misterioso que, de vez em quando, ronda o ambiente.