Quem fundou Sabará?
Sabará é uma das principais cidades mineiras para a mineração de ouro em Minas Gerais.
Sabará tem origem num arraial de bandeirantes que apareceu no fim do século XVII. O povoado cresceu e foi criada a freguesia em 1707, que foi elevada a vila e município em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. É cidade desde 1838. Sua descoberta é polêmica entre os historiadores. Não há consenso de que o bandeirante paulista Manoel de Borba Gato é o pioneiro na área. Alguns especialistas apontam que Manoel Afonso Gaia foi o primeiro colonizador.
É verdade que Borba Gato criou a então Vila Real de Nossa Senhora Conceição de Sabarabussu em 1711. A vila foi uma das maiores produtoras de ouro da família real portuguesa, tanto que recebeu o quinto pagamento da Casa da Intendência (imposto de 20% do governo português sobre todos os minerais da colônia).
A produção foi tão grande que a cidade ganhou prestígio e riqueza. Ele obteve um certificado de d. Pedro 1º era o título nobre da Fidelíssima em 1823. Em 6 de março de 1838, foi elevado o nível da cidade cidade mudando seu nome para Sabará. Devido à alta produção de ouro, a cidade acumulou um grande número de coleções relacionadas a este período em museus e museus.