Prefeitura de Sabará já recolheu mais de 1.500 toneladas de materiais inservíveis em mutirões de limpeza contra dengue
Como forma de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, a Prefeitura de Sabará, desde janeiro deste ano, realizou 28 mutirões de coleta de inservíveis em todas as regionais do município.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do início do ano até o momento, mais de 300 caminhões já recolheram mais de 1.500 toneladas de inservíveis, como pneus, garrafas plásticas, latas, entre outros resíduos que podem acumular água, tornando-se possíveis focos de proliferação do vetor.
Além dos mutirões, agentes de endemias do CCZ vem fazendo o bloqueio químico nos locais, onde são realizados. A ação consiste na aplicação de inseticidas para eliminar mosquitos adultos. A medida é crucial para interromper a cadeia de transmissão da dengue, principalmente durante os períodos de maior incidência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.
Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o CCZ pelo telefone (31) 3674-6295.