Obras em Sabará MG prometem desafogar trânsito na cidade

Prefeitura investe nos Complexos Viários Paciência e General Carneiro para melhorar a mobilidade no município; obra em ponte já está na fase final.

Obras em Sabará MG prometem desafogar trânsito na cidade

Nascido em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, e morador do mesmo bairro há três décadas, Lauro Malaquias, de 39 anos, conhece bem as dificuldades da região do Paciência. Com o crescimento do local e a chegada de novos comerciantes e moradias, o trânsito da via principal ficou caótico e os problemas com mobilidade urbana vieram à tona.

— O comércio fica em uma avenida, que é de pista simples, e o movimento de carros e pessoas fica todo por lá. Com a inauguração de um condomínio residencial, o fluxo aumentou ainda mais.

Para amenizar o problema na região, a Prefeitura de Sabará investe no Complexo Viário Paciência. O projeto inclui a construção de uma ponte, de uma avenida, rotatória e acessos, além da ligação entre o bairro com a avenida Central, através do antigo pontilhão da linha férrea. Quando finalizadas, as obras prometem desafogar o trânsito.

Algumas etapas da obra, como a construção da ponte, já estão em fase final. Malaquias aguarda ansioso pela inauguração das estruturas e espera que a qualidade de vida dos moradores melhore.

— A perspectiva é boa, tem bastante coisa adiantada na obra. Estou torcendo para que dê tudo certo, porque para nós vai ser muito bom.

Complexo General Carneiro

Outro local que preocupa os moradores é a ponte sobre o Rio das Velhas, no bairro General Carneiro. Por lá, os motoristas enfrentam lentidão na via de pista simples. A apreensão com o trecho é ainda maior, pois a estrutura está comprometida e já teve seu volume de tráfego reduzido de 20 para 12 toneladas.

Segundo o secretário de Defesa Social do município, Weligton Duarte Ribeiro, a situação atual da ponte impede o trânsito de carretas para uma siderúrgica instalada na região.

— Com a restrição de peso, o tráfego destes veículos carregados só acontece de 23h às 6h, no sistema de “pare e siga”.  Outra questão que nos prejudica muito é em casos de eventos da cidade, como o Festival da Jabuticaba, em que os motoristas chegam a enfrentar três quilômetros de retenção.

Após negociações com o governo do Estado, a prefeitura montou um projeto para a implementação de um novo complexo viário na região, que vai contemplar a construção de uma ponte nova e a duplicação da estrada. Os trâmites burocráticos para o início das obras já estão em andamento. 

Mais informações: www.site.sabara.mg.gov.br