Maria Bragança, Sylvia Klein e Fernando Cordella estreiam concerto inédito “Alma Barroca”
Solistas dividem o palco interpretando obras do compositor Bach, um dos mais importantes compositores da história da música. Apresentação será na sexta-feira (22/09), às 20h, no Teatro Municipal de Sabará, com entrada gratuita
Com um programa de composições do século XVIII, árias do compositor alemão Johann Sebastian Bach, o concerto inédito Alma Barroca Série II pretende evocar o espírito artístico do período seiscentista através do encontro entre os solistas, a saxofonista Maria Bragança, a cantora lírica Sylvia Klein e o cravista Fernando Cordella. A violoncelista Camila Ribeiro também terá participação no encontro. O espetáculo tem como cenário o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em atividade, o Teatro Municipal de Sabará, no dia 22 de setembro, sexta-feira, às 20h, com entrada gratuita.
“Somos um povo barroco. O barroco, no Brasil, não se restringe a um período, a uma época histórica, mas faz parte da nossa essência, da nossa forma de ser. O barroco faz parte da cultura do mundo. E Bach é realmente o grande mestre, o arquiteto da nossa música ocidental. Nosso encontro no palco e a proposta deste concerto traz a luz do século XXI concretizando-se não apenas pela interpretação, mas também pelo trabalho de arranjos e transcrições. Árias Bachianas vem dar continuidade e acessibilidade para a população, à música de qualidade”, afirma Maria Bragança, idealizadora do projeto Alma Barroca.
A iniciativa dá continuidade ao álbum e concerto Alma Barroca Série I, realizados em 2000 com composições de músicos de várias nacionalidades Este primeiro trabalho contou com um programa que promove um encontro entre a música brasileira e a música Barroca. No Alma Barroca Série II, concerto que estreia em Sabará, apenas o compositor Johann Sebastian Bach está no repertório. “A sua música é atemporal. A sua obra é baseada na geometria perfeita. Sem dúvida Bach foi, inclusive, uma exceção no barroco europeu”, considera Maria Bragança.
Depois do concerto em Sabará – Maria Bragança, Fernando Cordella e Sílvia Klein – seguirão para Porto Alegre onde será gravado o álbum Alma Barroca Série II. A gravação contará com a participação de integrantes da Bach Society Brasil instituição que, além de apresentar a música erudita composta pelo artista, tem como intuito pesquisar o trabalho desenvolvido pelo músico, centenas de anos atrás.
“O encontro com a cantora Silva Klein está sendo maravilhoso. Ela é fabulosa, é de uma musicalidade, de uma afetividade muito grande e de uma espiritualidade profunda, As árias que propomos são muito densas e intensas. E, junto com a gente, está o maestro e cravista Fernando Cordella, que é um músico maravilhoso um dos maiores instrumentistas da música erudita da América e fazer música com Cordella é inspirador! Estou muito feliz de ter essa oportunidade de poder fazer música com essas pessoas incríveis”, conta Maria Bragança.
O projeto Alma Barroca Série II é realizado com o patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 2018.136010209).
Sobre os artistas
Maria Bragança é instrumentista, compositora, musicista e saxofonista Maria Bragança realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha.
Colonia e Dusseldirf. Seu estilo pessoal é uma mistura bem-sucedida de jazz brasileiro e europeu, música erudita e contemporânea e da música popular brasileira. A artista já protagonizou uma série de concertos internacionais, com destaque para os recitais que fez ao lado do pianista Roberto Szidon, na Academia de Música Sion, na Suíça, e na Robert Schumann Saal, em Dusseldorf, Alemanha. Tocou também Philarmonica de Munique , Viena e na Sala São Paulo Realizou concertos ao lado do grande percussionista Nana Vasconcelos, Djalma Correa, guitarrista mineiro Toninho Horta Atualmente é professora de saxofone da Fundação de Educação Artística.
Sylvia Klein é mineira, natural de Coronel Fabriciano (Vale do Aço). A artista estudou Canto na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, e no Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mudou-se para a Alemanha para complementar os seus estudos musicais. Sylvia é uma cantora de gêneros e estilos variados e vem se destacando no cenário musical pelas suas diversas participações em concertos com orquestra, em cantatas, missas e oratórios, além dos recitais com o pianista Wagner Sander. Interpretou óperas como “Viúva Alegre”, “La Boheme”, “Dom Giovani” e a “Flauta Mágica”. Além disso, foi protagonista no primeiro e único filme de ópera brasileiro dirigido por Carla Camurati, premiado pela HBO, “La Serva Padrona”.
Fernando Turconi Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio e da Sociedade Bach Porto Alegre. Vencedor do Prêmio Açorianos 2011 como melhor intérprete da categoria música erudita pelo disco “CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart”. Em 2007 Recebeu o título honorífico comenda “O Bombeador” pelos relevantes serviços prestados a cultura e comunidade. Recentemente Cordella recebeu em São Paulo o prêmio TOYP JCI Brasil 2015 como a figura do ano mais expressiva no Brasil da categoria “Éxito cultural”.
Serviço
Concerto “Alma Barroca”
Data: sexta-feira, 22 de setembro de 2023
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Sabará
Endereço: Rua D. Pedro Ii, S/Nº Centro, Sabará – MG
Entrada gratuita.
Retirada de ingressos pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/alma-barroca/2144989
Informações para a imprensa: Luz Comunicação
Coordenação: Jozane Faleiro – 31 992046367
Atendimento: Cristina Sanches – 31 984892098